Fusões e aquisições (M&A) referem-se a transações entre duas empresas que se combinam de alguma forma. Podem ser operações estratégicas (consolidação de mercado, aquisição de concorrente, aquisição de tecnologias ou de capital humano) ou financeiras (envolvendo tributação, valor de mercado, etc.)
Embora fusões e aquisições (M&A) sejam usadas juntas nesta sigla, elas têm significados jurídicos diferentes.
Em uma fusão, duas empresas de tamanho semelhante se combinam para formar uma nova entidade única.Por outro lado, uma aquisição é quando uma empresa adquire outra empresa, absorvendo assim os negócios, tecnologias, clientes, recursos humanos, da empresa adquirida.
Tipos mais comuns:
- Horizontal: Uma fusão horizontal acontece entre duas empresas que operam em setores semelhantes que podem ou não ser concorrentes diretos.
- Vertical: Uma fusão vertical ocorre entre uma empresa e seu fornecedor ou cliente ao longo de sua cadeia de suprimentos. A empresa pretende subir ou descer ao longo da sua cadeia de abastecimento, consolidando assim a sua posição na indústria.
- Conglomerado: Esse tipo de transação geralmente é feito por motivos de diversificação e entre empresas de setores não relacionados.