Fundos de Investimentos são veículos de investimentos com grande agilidade, abrangência e flexibilidade, permitindo aos investidores usufruir de sua estrutura jurídica e operacional de forma coincidente com seu perfil e planos de investimentos.

Fundos de Investimento são condomínios de investidores e podem ser:

ü abertos ou

ü fechados.

De forma geral, fundos podem investir no mercado financeiro e de capitais, diretamente em títulos públicos federais, títulos privados diversos, câmbio, imóveis, derivativos, etc, os quais são previamente definidos em seu Regulamento e expresso em  sua política de investimentos.

O patrimônio dos Fundos é impessoal e totalmente distinto do patrimônio pessoal dos seus gestores e administradores, possuindo demonstrações contábeis e financeiras próprias.

Fundos são criados e administrados por instituições autorizadas pelo Banco Central e/ou Comissão de Valores Mobiliários – CVM, dependendo do tipo de fundo.

Fundos podem ser:

§  restritos

§  exclusivos

Somente instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central (Bancos) realizam a movimentação financeira do fundo e custódia de suas cotas.

Os gestores dos investimentos não lidam diretamente com dinheiro do Fundo.

Fundos possuem gestores que são responsáveis pela designação das operações de investimento, segundo o Regulamento pré-determina, e também pelos resultados.

As Cotas são a menor fração de qualquer fundo de investimento. Cada cota é nominativa e negociável (transferível). Investidores entram e saem de fundos, comprando ou vendendo cotas.

É na diferença entre o preço de compra/aplicação e de venda/resgate de uma cota que se apuram a rentabilidade e resultado do investimento.

 

Essa apresentação não é uma oferta de fundos de investimento, possui cunho meramente informativo e não tem como objetivo uma oferta, ou uma solicitação de oferta, para compra ou venda de qualquer produto ou outro investimento. Embora as opiniões expressas neste documento tenham sido obtidas de fontes confiáveis e de boa fé, nenhuma declaração ou garantia, expressa ou implícita, é feita a respeito da exatidão, fidelidade e/ou totalidade das informações aqui prestadas. As explanações gerais contidas nessa apresentação não devem dirigir seus objetivos de investimento, sua situação financeira tampouco as necessidades particulares de cada pessoa.